Memórias docentes no campo: mapeando professoralidades na roça
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.34Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa cartográfica que partiu de uma memória escolar vivenciada no ensino fundamental como potência para reflexões em torno da noção de experiência em Jorge Larrosa e de devir em Gilles Deleuze, em diálogo com Marcos Vilela Pereira e sua noção de professoralidade. O objetivo desta pesquisa consiste em acompanhar os processos de produção de memórias docentes, que visem expressar professoralidades no campo. A pesquisa aconteceu em parceria com duas professoras de uma escola localizada em uma comunidade rural no município de Feira de Santana. O processo de produção de dados se deu utilizando como dispositivos as entrevistas narrativas. As conversas foram associadas à produção de mapas, nos quais se percebem os atravessamentos do espaço escolar na produção de diferenças nas professoras. Construímos elementos de (trans)formação que se tornaram coletivos e nos permitiram refletir sobre outras possibilidades de estar sendo professoras no campo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.