Educação (Ambiental): moldando corpos para gerir a vida?

Authors

  • Luiz Ricardo Oliveira Santos Development and Environment Program, Federal University of Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.31

Abstract

A Educação Ambiental (EA) estaria livre de vínculos institucionais e isenta das formas de governo existentes na sociedade? Mesmo baseada em ações necessárias à sustentabilidade ambiental, manifesta-se como um processo libertário? Este estudo objetivou problematizar a relação entre EA, biopolítica e governamentalidade, explicando como esses conceitos se encontram, a partir do entendimento de que a EA é um processo que molda corpos e se baseia na biopolítica, ao gerenciar maneiras de preservar a vida. Para isso, as estruturas histórico-institucionais da EA serão abordadas num contexto global e no Brasil, traçando sua relação com as macrotendências da EA e instrumentos de poder, com base em Michel Foucault, Paulo Freire e Louis Althusser. Assim, entende-se que a EA se aproxima de um horizonte da biopolítica, através de práticas governamentais para alcançar a sustentabilidade ambiental, apesar da importância dessas ações no contexto atual.

Author Biography

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Development and Environment Program, Federal University of Sergipe.

Ph.D. Student in Federal University of Sergipe. Master in Environmental Sciences Learning. Biology Teacher in Basic Education.

Published

2021-11-05

Issue

Section

Articles