Professor, onde vou usar isso? Ressignificando velhas perguntas em uma sociedade líquida

Authors

  • Valdir Damázio júnior UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.27

Abstract

O presente artigo tem por objetivo discutir algumas das características de nossa sociedade contemporânea sob a perspectiva teórica da modernidade líquida desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Podemos destacar como características da modernidade líquida, um rompimento radical com as promessas de certeza e controle propostos pela fase sólida da modernidade, a aceleração da velocidade das mudanças sociais e a overdose de informações a que estamos expostos diariamente. Além disso analisaremos alguns dos principais desafios que a modernidade líquida impõe à educação. Com esse objetivo pretende-se partir da pergunta professor, onde vou usar isso? para discutir o papel da educação em nossa sociedade contemporânea. Para isso vamos tentar situar professor, aluno e escola dentro do contexto atual de uma modernidade líquida, tentando assim amadurecer um pouco nossa compreensão sobre os desafios educacionais que vivenciamos tanto na prática docente quanto na formação de professores.

Author Biography

Valdir Damázio júnior, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do departamento de Matemática da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Published

2021-09-24

Issue

Section

Articles