Professor, onde vou usar isso? Ressignificando velhas perguntas em uma sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.27Abstract
O presente artigo tem por objetivo discutir algumas das características de nossa sociedade contemporânea sob a perspectiva teórica da modernidade líquida desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Podemos destacar como características da modernidade líquida, um rompimento radical com as promessas de certeza e controle propostos pela fase sólida da modernidade, a aceleração da velocidade das mudanças sociais e a overdose de informações a que estamos expostos diariamente. Além disso analisaremos alguns dos principais desafios que a modernidade líquida impõe à educação. Com esse objetivo pretende-se partir da pergunta professor, onde vou usar isso? para discutir o papel da educação em nossa sociedade contemporânea. Para isso vamos tentar situar professor, aluno e escola dentro do contexto atual de uma modernidade líquida, tentando assim amadurecer um pouco nossa compreensão sobre os desafios educacionais que vivenciamos tanto na prática docente quanto na formação de professores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.