Professores/as de coragem: a escola nas disputas sobre o governo dos corpos

Authors

  • Marco Antonio Torres Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Izabella Marina Martinho Saraiva Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Mariana/MG

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.20

Abstract

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado que analisou como a escola tem se tornado um local de crescentes disputas sobre gênero e sexualidades. As fontes de pesquisas foram grupos focais com professores/as e um breve levantamento bibliográfico para contextualização e fundamentação das análises. A perspectiva teórica dialogou com as noções de discurso, governo e regime de verdade em Michel Foucault, bem como noções de gênero e reconhecimento em Judith Butler. As análises indicaram que a despeito da LGBTfobia presente nas escolas pesquisadas e dos ataques que sofrem professores/as acusados/as de propagar uma suposta “ideologia de gênero”, muitos/as deles/as, assumindo uma posição de coragem, têm sido importantes articuladores/as da resistência ao recrudescimento do discurso antigênero.

Author Biographies

Marco Antonio Torres, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Psquisador do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio (UFOP)

Izabella Marina Martinho Saraiva, Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Mariana/MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Mariana/MG

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio (UFOP)

Published

2021-07-09

Issue

Section

Articles