Medicalização da educação: problematizações e arquegenealogia a partir da “Revista de Educação” do estado do Espírito Santo (1934-1937)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.24Abstract
Este artigo é resultado de parte de uma dissertação de mestrado que objetivou problematizar a disseminação de discursos medicalizantes na educação infantil. O conceito de medicalização é apresentado segundo a perspectiva de autores como Foucault, Illich, Szasz, entre outros teóricos. O texto trata como essencial o conceito de discurso a partir de Foucault, desse modo desenvolvemos uma arquegenealogia, a qual consistiu em uma pesquisa documental que utilizou como monumento a “Revista de Educação”, publicada no estado do Espírito Santo entre os anos de 1934 e 1937. Selecionamos para análise matérias que explicitavam, em especial, o valor destinado às relações entre educação e saúde, enfatizando a hierarquia saber/poder da saúde sobre a educação, trazendo inúmeros preceitos higienistas que nos permitiram uma compreensão sobre como os referidos escritos disseminaram preconceitos e exclusões nos cotidianos escolares no estado do Espírito Santo.
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