Reconceptualizando as práticas pedagógicas numa visão pós-humana: um caso em estudo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.07Abstract
Nosso ponto de partida inicia-se com o Pós-Humano e a relação humanos e não-humanos nas práticas pedagógicas. Porque entendemos que é essencial perceber que todas as práticas emergem de enredos entre pessoas e objetos/coisas. Analisamos as aulas de uma disciplina, em ambiente virtual. Metodologicamente, dialogamos com a Etnografia das Redes Sociotécnicas como alternativa a partir da pesquisa pós-qualitativa. Práticas pedagógicas numa visão pós-humana, são atividades com as quais os agentes humanos e não-humanos atuam em conjunto, interagindo e formando alianças e vínculos. Analisar práticas pedagógicas é fundamental para se entender o protagonismo humano-não-humano, nos mostrando redes de interações sociotécnicas, com o objetivo de (des)individualizar e superar o humano em tais práticas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.