A Leitura Literária em Programas Federais de Formação de Professores Alfabetizadores do Início do Século XXI (2001-2018)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.05Resumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa documental, analisa as concepções de leitura literária referendadas pelos programas (Profa, Pró-Letramento e Pnaic) federais de formação de professores alfabetizadores do início do século XXI em cotejo com o relatório Educação: um tesouro a descobrir. Em diálogo com a teoria bakhtiniana da linguagem, argumenta que ao se conceber a leitura literária de modo reducionista e superficial, chancelada por esses programas internacionais e políticas públicas educacionais, silenciam-se as dimensões estéticas, sócio-históricas e axiológicas, próprias do texto literário. Assim, o aparente modo inofensivo com o qual a leitura literária aparece nesses programas, mesmo que sob o epíteto de contribuição para formação de leitores/as, bem como de rejeição ao analfabetismo, confirmam, paradoxalmente, a palidez da própria refutação e colaboram para consolidar, ainda mais, a precariedade das políticas oficiais de governo para o campo da educação brasileira.
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