A Leitura Literária em Programas Federais de Formação de Professores Alfabetizadores do Início do Século XXI (2001-2018)

Autores

  • Mariana Passos Ramalhete Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
  • Cleonara Maria Schwartz Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.05

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa documental, analisa as concepções de leitura literária referendadas pelos programas (Profa, Pró-Letramento e Pnaic) federais de formação de professores alfabetizadores do início do século XXI em cotejo com o relatório Educação: um tesouro a descobrir. Em diálogo com a teoria bakhtiniana da linguagem, argumenta que ao se conceber a leitura literária de modo reducionista e superficial, chancelada por esses programas internacionais e políticas públicas educacionais, silenciam-se as dimensões estéticas, sócio-históricas e axiológicas, próprias do texto literário. Assim, o aparente modo inofensivo com o qual a leitura literária aparece nesses programas, mesmo que sob o epíteto de contribuição para formação de leitores/as, bem como de rejeição ao analfabetismo, confirmam, paradoxalmente, a palidez da própria refutação e colaboram para consolidar, ainda mais, a precariedade das políticas oficiais de governo para o campo da educação brasileira.

 

Biografia do Autor

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação.

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.

Orientadora de Doutorado. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é professora associda da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES).

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Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Artigos