Perspectivas e ponderações acerca da formação do professor da educação infantil, na modalidade a distância

Autores

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.16485

Resumo

O presente estudo buscou responder ao seguinte questionamento: Há pesquisas que abordam a formação de professores para a educação infantil, na modalidade EaD? Se há, o que emergem destas pesquisas? O levantamento, do tipo Estado da Arte (Romanowski e Ens, 2006) teve como fonte, para a seleção dos trabalhos científicos, o Portal de Periódicos da CAPES, com os critérios: período 2010-2016; que abarcassem a temática da pesquisa; e, as palavras-chave: formação de professores, educação infantil e educação a distância. Emergiu, do levantamento realizado, que a formação continuada para professores da educação infantil e anos iniciais é algo bastante presente nas discussões, de modo que, o curso de Pedagogia aparece menos nesse período investigado, o qual possui a tarefa, em nível de graduação, de atender à formação para a docência na educação infantil e, na modalidade a distância, é o curso que mais possui matrículas dentre as licenciaturas.

Biografia do Autor

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Pedagoga. Licenciada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Educação (PUCPR). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do curso de Pedagogia da UNICENTRO, Campus Irati-PR. Líder do grupo de pesquisa "Práxis educativa: saberes e fazeres da/na educação infantil"(UNICENTRO/CNPQ).

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Publicado

2019-12-10