APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18162Resumo
Na contemporaneidade, com a disseminação do digital em rede que saberes os pesquisadores em formação mobilizam ao produzirem seus diários de pesquisa online utilizando as tecnologias digitais móveis? Para responder esta questão realizamos uma etnopesquisa com alguns pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) que imersos na cibercultura produzem app-diários com diferentes interfaces. O referencial teórico da pesquisa teve como base os estudos da cibercultura e multirreferencialidade. Como achados da pesquisa observamos que na atual sociedade em que as tecnologias digitais móveis, principalmente os smartphones, encontra-se disseminados entre pesquisadores/praticantes culturais imersos na cibercultura, não é mais possível produzir diários de pesquisa distanciados do espaçotempo da investigação, pois estas tecnologias possibilitam a produção de narrativas multimodais que (re)mixam textos, áudios, vídeos, fotografias, e geolocalização em tempo realDownloads
Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais
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