Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16642Resumo
Este texto tem por objetivo problematizar as percepções docentes sobre o processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisou as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente (DPD). Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão professor e, portanto, estão na condição de professores. Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.