Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio

Autores

  • Maria Adélia Costa CEFET-MG
  • Eduardo Henrique Lacerda Coutinho CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16642

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar as percepções docentes sobre o processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisou as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente (DPD). Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão professor e, portanto, estão na condição de professores. Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.

Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, CEFET-MG

Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG), Chefe do Departamento de Educação (DEDU). Professora no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD). É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica - PROEJA, pelo CEFET-MG, 2006. É Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Concluiu seu doutoramento em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana, UFU e no CEFET-MG é integrante dos grupos de pesquisa: "Igualdade e Relações de Gênero em áreas de Ciência e Tecnologia" e "Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico" (PETMET)

Eduardo Henrique Lacerda Coutinho, CEFET-MG

Doutor em Ciencias Sociais pela PUC-SP; professor no CEFET-MG.

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Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Artigos