Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula

Authors

  • Gabriela do Amaral Peruffo Pontifícia Universidade Católica do RS
  • Marcos Villela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16215

Abstract

Considerando possíveis efeitos da experiência de interação entre cinema e os conteúdos de história, quando o filme é exibido e debatido em aula, o trabalho pretende problematizar essa relação de maneira a criar um espaço para que os estudantes possam pensar e discutir sobre os filmes, os temas de aula e as visões de mundo que ali circulam. A partir do acompanhamento de estudantes de uma escola privada, buscamos analisar como essa experiência deslocou seu olhar em relação à história, a si mesmos, ao outro e ao mundo, para além da sala de aula. A análise se valeu de três marcadores, repertório, sensibilização e a desnaturalização do olhar, com relação aos filmes exibidos, e os três articulados e não dissociados. O propósito foi criar um espaço de escuta e diálogo que permitisse identificar mudanças nos modos de ver o mundo e construir sentido, relacionados aos temas apresentados pelo filme nas aulas de história.

Palavras-chave: cinema; experiência estética; negociação.

Author Biographies

Gabriela do Amaral Peruffo, Pontifícia Universidade Católica do RS

 

Gabriela do Amaral Peruffo – Mestra e Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Professora de História do Ensino Médio no Colégio Mesquita.

 

Marcos Villela Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Marcos Villela Pereira é Doutor em Educação pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo, Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o CEB - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica, atua nos cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação.

Published

2019-03-12