Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ana Michele da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.16778

Resumo

Uma biografia proporciona reconstituir o contexto social de um dado período desde a relação indissociável entre a história individual e a coletiva. Objetiva-se compreender a história de vida de Aída Balaio (1897-1970), com ênfase na sua atuação educativa, na interface com o contexto político, cultural e social da região do Mucuripe, Fortaleza, Ceará. Fundamentada teoricamente na Nova História Cultural, a pesquisa micro-histórica ampara-se na metodologia da História Oral Híbrida complementada com fontes documentais – revista, relatórios de instrução pública, livro de memória, etc. Os resultados demonstraram que Aída Balaio era uma mulher negra e de origem simples, que concluiu o magistério graças ao ingresso filantrópico no Colégio Imaculada Conceição. Ela alfabetizou e assistiu a inúmeras pessoas de uma comunidade pauperizada, rompeu paradigmas relativos à raça e situação econômica desfavorecida, ganhou relativa notoriedade e colaborou com o desenvolvimento do Mucuripe.

Palavras-chave: biografia, Aída Balaio, educação.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia em 2001 pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino em 2004 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Psicologia da Educação em 2007 e em Psicopedagogia Institucional e Clínica em 2011, ambas as formações pela Faculdade Latino-Americana de Educação (Flated), mestra em Saúde Coletiva em 2006 pela Universidade de Fortaleza (Unifor), doutora em Educação Brasileira em 2012 pela UFC e pós-doutora em Educação em 2014 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora adjunta do Centro de Educação da UECE, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da mesma instituição. Editora-chefe da Coleção Práticas Educativas, vinculada à Editora da UECE (EdUECE). Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Líder do grupo de pesquisa “Práticas Educativas Memórias e Oralidades” (PEMO). Coordenadora do projeto de pesquisa “Educadoras no Ceará do Século XX: Formação Docente, Práticas e Representações”,

Ana Michele da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira vinculada ao Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME) - FACED / UFC. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora em cursos de graduação das instituições: Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora dos Programas de Mestrado: Mestrado Profissional em Educação (MPEDU)- Departamento de Educação da URCA, PROFHISTÒRIA - Departamento de História da URCA e PRODER/UFCA.

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Publicado

2019-03-12

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização