Legado freireano, feminismos e prostituição: desvelando o político-pedagógico na pesquisa em educação

Autores

  • Fabiana Rodrigues de Sousa Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.13609

Resumo

Neste artigo, discorro sobre as dimensões política e pedagógica do fazer pesquisa em educação, lançando mão de aportes do legado freireano, dos estudos feministas e de reflexões gestadas em experiências de pesquisa desenvolvidas em diálogo com mulheres prostitutas. Ciente das tensões entre esses campos do conhecimento, teço conexões entre eles argumentando que essa aproximação revela-se fecunda no sentido de favorecer a superação da antinomia: conhecimentos populares x conhecimento científico, (inter)subjetividade x objetividade, e de questionar sistemas universalizantes que caracterizam a ciência moderna, bem como algumas perspectivas feministas. Defendo, ainda, que o diálogo entre as contribuições do legado freireano e dos estudos feministas corrobora a construção de uma ciência crítica e popular pautada no desenvolvimento de pesquisas problematizadoras capazes de visibilizar a multiplicidade de experiências, saberes e demandas de mulheres prostitutas.

Palavras-chave: intersubjetividade, diálogo, feminismos, prostituição.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação (UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia (UNISAL). Parecerista ad-hoc do GT06-Educação Popular (ANPEd).

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigos