O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem

Autores

  • José Augusto Pacheco Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal; Centro de Investigação em Educação (CIEd).
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Joana Raquel Faria de Sousa Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal; Centro de Investigação em Educação (CIEd).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.15769

Resumo

Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.

Palavras-chave: conhecimento, tecnologias digitais, aprendizagem.

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal; Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Professor Catedrático do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina

Joana Raquel Faria de Sousa, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal; Centro de Investigação em Educação (CIEd).

Doutoranda em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal), com Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/93389/2013). Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Edição

Seção

Artigos