Dimensões sociais do conhecimento: implicações à docência e às práticas educativas

Autores

  • Martin Kuhn Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
  • Mara Lúcia Welter Kuhn FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA - FETREMIS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.12641

Resumo

O reconhecimento de um conjunto de outros saberes e práticas sociais diversas que se orientam a partir de outros critérios de rigor, para além da ciência moderna, ainda é questão de pauta hoje. Trata-se, fundamentalmente, de uma reflexão teórica sobre o reconhecimento de que o conhecimento é indelevelmente marcado pelas condições do humano. Tal entendimento permite questionar a perspectiva monolítica de ciência ou a possibilidade de um conhecimento científico desvinculado dos diferentes quadros históricos e sociais. Nesse sentido, é imperativo que tanto a escola quanto a formação de professores interrogue a ciência, o sentido e a intencionalidade do saber científico. A escola e a universidade, enquanto espaços e tempos de transmissão de uma tradição, devem se constituir em possibilidades de abertura de mundo.

Palavras-chave: ciência, conhecimento, escola.

Biografia do Autor

Martin Kuhn, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Pedagogo e Sociólogo.

Doutor em Educação nas Ciências

Professor de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação.

Mara Lúcia Welter Kuhn, FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA - FETREMIS

Licenciada em História.

Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUÍ.

Professora e coordenadora das atividades de pesquisa e extensão.

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Publicado

2017-09-17

Edição

Seção

Artigos