A Cruzada Pedagógica pela Escola Nova e ação do professorado católico no Rio de Janeiro (final da década de 1920)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.16060Resumo
O artigo analisou o movimento educacional carioca denominado Cruzada Pedagógica pela Escola Nova, liderado pelo intelectual católico Everardo Backheuser, no âmbito da reforma estadual de ensino do Rio de Janeiro, sob a administração de Fernando de Azevedo, em fins dos anos de 1920.O estudo se propôs a compreender os níveis de adesão e autonomia registrados pelo movimento, especialmente relacionados com as políticas estabelecidas pela reforma de ensino supracitada. A pesquisa, fundamentada nas noções de rede de intelectuais, conexões e suportes de cultura, examinou a articulação de professores primários a partir de teses católicas expressas em documentos pontifícios, na literatura especializada e na imprensa periódica. Os resultados indicam que círculos do magistério público, sob a liderança de Backheuser, apostaram na efetivação de um ethos urbano-católico capaz de orientar as ações escolares em tempos de intenso debate educacional.
Palavras-chave: Escola Nova, Cruzada Pedagógica, década de 1920.
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