A crítica jesuíta à Escola Nova na Revista Brotéria (décadas de 1930 e 1940)

Autores

  • José Eduardo Franco Universidade Aberta de Lisboa
  • Rita Balsa Pinho Doutoranda em Educação pela Universidade Aberta de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.16263

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar a crítica dos pedagogos jesuítas portugueses publicada em duas dezenas de artigos na Revista Brotéria nas décadas de 1930 e 1940. O movimento da Escola Nova foi observado por pedagogos e filósofos da educação da Companhia de Jesus, nomeadamente Paulo Durão, José Gomes Braz e Costa Lima, que estudaram a teoria e os pressupostos desse movimento pedagógico valorizando os aspetos que coincidiam com os valores da pedagogia inaciana e criticando opções e práticas pedagógicas opostas aos princípios educativos da doutrina católica vigente. Mormente sua neutralidade religiosa e apropriação de “agremiações laicas”, que, alegadamente, estariam a instrumentalizar ideologicamente esse movimento educativo, para distanciar-se, ou mesmo opor-se, à chamada educação de inspiração católica. Procuramos refletir de maneira crítica sobre a evolução do pensamento jesuíta expresso na Revista Brotéria com relação à difusão da Escola Nova em Portugal no contexto do Estado Novo e salientar a tentativa de diálogo entre os articulistas pedagogos jesuítas e esse movimento que contribui para diversificar os ideários e metodologias pedagógicas implementadas no país.

Palavras-chave: Escola Nova, jesuítas, catolicismo.

Biografia do Autor

José Eduardo Franco, Universidade Aberta de Lisboa

Doutor em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Professor Catedrático da UniversidadeAberta de Lisboa. Diretor da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização.

Rita Balsa Pinho, Doutoranda em Educação pela Universidade Aberta de Lisboa.

Mestre em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garret. Doutoranda em Educação pela Universidade Aberta de Lisboa.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Dossiê: Escola Nova Católica” em países europeus e no Brasil