Parcerias entre Estado e sociedade civil na oferta de EJA na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.13716Resumo
O presente artigo analisa a relação entre o Estado e a sociedade civil na oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A escolha deste tema deve-se à ampla participação da sociedade civil na oferta de EJA no Brasil. Nossas reflexões partem de dados de pesquisa de mestrado concluída em 2016 sobre as chamadas Turmas Externas de EJA da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (MG). A retomada das experiências de EJA no Brasil evidenciou que a sociedade civil assumiu um papel importante na oferta educativa voltada para esse público, pelo menos desde o século XIX. Essa participação tem acontecido de modos muito diversos e até mesmo antagônicos, evidenciando que ainda é um desafio a consolidação de uma política de Estado na EJA.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, sociedade civil, parcerias.
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