Sentidos de formação continuada de professores para o CEFAPRO em Mato Grosso: a performatividade como a (boa) qualidade da educação

Autores

  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lindalva Maria Novaes Garske Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.14774

Resumo

Tencionamos explicitar como a formação está sendo significada na política de formação continuada de professores do Estado de Mato Grosso no governo de Pedro Taques. Pontuamos nossa ancoragem entre diferenças teóricas de Stephen Ball e Ernesto Laclau. A discussão empírica foca documentos que tratam da atuação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO). Com a análise, revolvemos a articulação discursiva de demandas para a formação do professor no intuito de demonstrar o modo como mudanças na formação continuada são justificadas pela invenção da ausência da “boa” qualidade da educação nas escolas. Realçamos que a interpretação de que falta conhecimento a todos dispara a produção de sentidos de regulação e controle, instituindo a performatividade como uma lógica da formação de professores.

Palavras-chave: CEFAPRO, política de formação de professores, performatividade.

Biografia do Autor

Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bolsista CNPq de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Lindalva Maria Novaes Garske, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Iberoamericano