Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docente

Autores

  • Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Gilson Sousa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.14795

Resumo

A sociedade brasileira tem vivenciado um intenso embate hegemônico sobre as concepções de gênero e sexualidade articuladas nas políticas públicas de currículo e formação docente. Grupos políticos e religiosos conservadores têm desenvolvido um ataque agressivo ao que denominam “ideologia de gênero” na educação. A partir de uma análise dos processos de formação dos discursos pela igualdade de gênero e diversidade sexual nas políticas educacionais brasileiras ao longo das últimas décadas e da emergência de discursos reativos (neo)conservadores no contexto atual, o texto busca discutir as condições de (im) possibilidade desse confronto hegemônico. A análise é desenvolvida em diálogo com os debates pós-estruturalistas no campo da educação e, em especial, com a Teoria Política do Discurso de Laclau e Mouffe. O trabalho aponta que ambos os polos discursivos engajados no conflito atual são construções históricas contingentes e que o debate no campo da educação tem sido predominantemente realizado a partir do parâmetro comum das políticas de acomodação e gestão estratégicas das diferenças.

Palavras-chave: currículo, formação docente, gênero.

Biografia do Autor

Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Professora Adjunta IV, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Gustavo Gilson Sousa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto III do Departamento de Fundamentos sócio-filosóficos da educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE.

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Publicado

2018-01-14

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Currículo e Docência: significados, impasses e desafios no contexto Iberoamericano