Estado, Mercado e Educação: arranjos e tendências

Autores

  • Elisangela Alves da Silva Scaff UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.10554

Resumo

O presente artigo objetiva apontar e discutir as formas de privatização evidenciadas nas relações que se estabelecem entre Estado, mercado e educação no contexto da educação básica brasileira. Para tanto, realizou-se o levantamento de teses e dissertações sobre essa temática, defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2000 a 2012. O estudo foi pautado pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, quais sejam: Estado, mercado e educação; privatização da/na educação; quase-mercado educacional; gerencialismo e/na/da educação. O estudo evidencia a predominância de parcerias público-privadas como principais formas de privatização no contexto da educação básica brasileira, materializadas pela venda de melhorias para as escolas e redes de ensino e pelas parcerias com o terceiro setor. Circunscritas no âmbito da privatização endógena, esse desenho se caracteriza pela incorporação, pelos setores públicos, de práticas originárias do mercado.

Palavras-chave: Parcerias Público-Privadas, Política Educacional Brasileira, Estado, Mercado e Educação, Privatização da Educação.

Biografia do Autor

Elisangela Alves da Silva Scaff, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), possui Doutorado (2007) em Educação e Pós­Doutorado (2013) pela Universidade de São Paulo. É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós­Graduação em Educação ­ Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação.

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Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos