Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7884

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma dimensão do Projeto “Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”. Apresentam-se as ações em prol da melhoria dos processos do ensino e da aprendizagem relacionadas com sete dos dezoito municípios pesquisados. Com base na abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas das entrevistas, que tiveram como sujeitos os gestores escolares e os professores de Língua Portuguesa e Matemática cujos alunos foram participantes da Prova Brasil 2009. Constatou-se que, salvaguardando as especificidades de cada município, o resultado do IDEB gera ações na direção da melhoria da qualidade educativa.

Palavras-chave: IDEB, gestão escolar, processos do ensino e da aprendizagem, políticas públicas de avaliação, qualidade da educação básica.

Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Possui especialização em Avaliação à Distância pela Universidade de Brasília (1999); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Fláquer (1982) e graduação em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1982). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas do Programa de Mestrado em Educação, do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, processos de ensino e aprendizagem, formação de professores e políticas públicas em educação.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Possui graduação em PEDAGOGIA - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP/ Instituto de Psicologia - IP (2002). Atualmente é professora universitária da Universidade do Oeste de Santa Catarina e atua como professora e pesquisadora no Curso de Mestrado em Educação desta instituição. Tem experiência na área da Educação e da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, processos de ensino e aprendizagem, construção do conhecimento escolar, teoria piagetiana, moralidade, construção do conhecimento social: particularmente a faceta dos direitos das crianças.

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação e líder do grupo de pesuisa de Formação Docente e Práticas Educativas. Atua como professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc nas disciplinas de Seminário de Pesquisa e Seminário de Dissertação. É membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Pedagogia e membro da Comissão Editorial da Revista Roteiro Unoesc e Ciência. Atua como Professora na graduação de Pedagogia e Psicologia com as disciplinas de Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância, Fundamentos da Educação na Infância e Psicologia da Aprendizagem. No Lato Sensu trabalha a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento. Possui experiência na área de construção do Projeto Político Pedagógico. Ministra palestras nas áreas do Ensino e da Aprendizagem, Formação Continuada de Professores, Formação de Professores, Relações Interpessoais na Educação e Estudos e Práticas da Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos