Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7884Resumo
O presente trabalho refere-se a uma dimensão do Projeto “Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”. Apresentam-se as ações em prol da melhoria dos processos do ensino e da aprendizagem relacionadas com sete dos dezoito municípios pesquisados. Com base na abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas das entrevistas, que tiveram como sujeitos os gestores escolares e os professores de Língua Portuguesa e Matemática cujos alunos foram participantes da Prova Brasil 2009. Constatou-se que, salvaguardando as especificidades de cada município, o resultado do IDEB gera ações na direção da melhoria da qualidade educativa.
Palavras-chave: IDEB, gestão escolar, processos do ensino e da aprendizagem, políticas públicas de avaliação, qualidade da educação básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.