Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos

Autores

  • Diogo Marques Tafuri Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.12178

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social.

Palavras-chave: processos educativos, práticas sociais, pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Diogo Marques Tafuri, Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Educação

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atualmente, realiza pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos.

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP-RC) em 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP em 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Portugal (ICS/UL) em 2003. Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCar) desde 1995, já tendo sido Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Educação Física, bem como Chefe e Vice-Chefe do DEFMH. Professor e orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar desde 2002. Investigador Convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF) desde 1996; Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador da Cátedra Joel Martins.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos