Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.12178Resumo
O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social.
Palavras-chave: processos educativos, práticas sociais, pesquisa em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.