A participação das crianças no cotidiano: da progressão individual às reproduções coletivas

Autores

  • Vera Lúcia Chacon Valença Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.8225

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar diferentes modelos teóricos que explicam o desenvolvimento e a participação das crianças na sociedade/cultura. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito da socialização. Constatou-se que o papel das crianças na socialização depende das representações da infância predominantes em diversas épocas. Elas evoluíram de uma criança considerada “passiva” à identificação de uma criança “ativa” e, mais recentemente, à representação de uma criança “coconstrutora”, “estruturante” da sociedade. A criança realiza uma Reprodução Interpretativa da cultura adulta e cria, com seus pares, a Cultura Infantil. O desenvolvimento individual passa a ser incorporado às produções coletivas.

Palavras-chave: reprodução interpretativa, socialização, desenvolvimento.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Chacon Valença, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina.Atualmente tempo integral do PPGE -Programa de pós Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL.Coordenadora do Projeto do Museu das Crianças do Brasil

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos