Diálogo sobre a mulher entre Madame Chrysanthème e Afrânio Peixoto na década de 1930 – Fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.8689Resumo
Este trabalho investiga as imagens sobre as mulheres nas obras literárias Eunice ou A Educação da Mulher, de Afrânio Peixoto (1936), e A Infanta Carlota Joaquina, de Madame Chrysanthème (1937). Em nossa percepção, os autores emitem concepções concorrentes sobre a condição da mulher na sociedade, ambas salientam modos de conduta distinguidos nos modelos que imprimem ou denunciam, colocando em causa modelos de educação às mulheres movimentando os debates sobre quais sancionar. Embora ouçam o que o outro diz, não dialogam diretamente, mas com seu tempo histórico, cada qual tentando intervir, a partir dos próprios pressupostos, nas mudanças em curso. As imagens produzidas pelos autores sobre as mulheres polarizam possibilidades de captura de expressões de práticas femininas na sociedade de então. Enquanto Afrânio Peixoto está comprometido com a permanência da alocação da mulher nos espaços tradicionalmente destinados a elas, Chrysanthème dedica-se a provocar desconfortos quanto aos espaços que lhes são naturalizados. Considerando que todo discurso implica a possibilidade desestruturação-reestruturação das redes e dos trajetos através dos quais se institui, colocando em causa os sentidos gerados, colocamos os autores em diálogo, observando os modos como arranjam seus discursos, tensionados pelos aparatos institucionais que os cercam. Desse modo, analisamos o escopo dos arranjos discursivos por eles forjados, os elementos contra os quais disparam e a respeito dos quais empreendem seus esforços. Assim, procuramos identificar interlocuções, interferências, modos de presença conjunturais, institucionais, educacionais, sociais e interpessoais, em jogo nas negociações operadas a respeito das representações sobre as mulheres no período, para refletir acerca dos enfrentamentos operados pelos autores.
Palavras-chave: Afrânio Peixoto, Mme. Chrysanthème, imagens das mulheres, anos de 1930.
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