Educação Ambiental em (re)vista: a produção discursiva da Revista Nova Escola

Autores

  • Lucélia Bárbara Moraes Hortêncio Universidade Federal de Uberlândia
  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.7578

Resumo

O artigo discute as possibilidades que a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores, na sua complexa tarefa de promover a Educação Ambiental. Analisa os diferentes tipos de textos e os sentidos produzidos pela referida revista sobre a questão da Educação Ambiental no contexto escolar, intentando responder as seguintes questões: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Como a revista procura formar o professor para atuar na Educação ambiental? Inspirados em autores do campo da educação, do meio ambiente e da mídia, a pesquisa documental nos possibilitou compreender que o professor, para a revista analisada, é visto como um sujeito que necessita de modelos de práticas pedagógicas, muito mais do que da preocupação com a formação contextualizada. A revista é prescritiva com relação às sugestões metodológicas e modelos de práticas de ensino, dando ênfase ao pragmatismo, mais do que a formação do docente crítico-reflexivo.

Palavras-chave: Educação Ambiental, formação docente, mídia impressa.

Biografia do Autor

Lucélia Bárbara Moraes Hortêncio, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Rede Municipal de Uberlândia-MG. Grupo de Pesquisa: Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.  E-mail: barbarahortencio@yahoo.com.br

Iara Vieira Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Grupo de Pesquisa: Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.  E-mail: iaraguimaraes@faced.ufu.br

Downloads

Publicado

2016-03-10

Edição

Seção

Artigos