Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação

Autores

  • Fernando Seffner UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.9284

Resumo

O texto discute a natureza e as tarefas do espaço público no Brasil, tomando como exemplo a função pedagógica da escola pública. A escola é abordada em uma dupla-chave: como local de alfabetização científica e como local de sociabilidade, a sociabilidade do espaço público e dos ideais republicanos, que difere da sociabilidade familiar. O professor é discutido também em dupla-chave: aquele que tem expertise em uma área do conhecimento e o professor como adulto de referência, servidor público que opera a política pública de educação, diferente da educação que se dá em casa. A experiência escolar é uma experiência de relação direta com a autoridade pública, adequada à idade das crianças e jovens. E o professor público é uma função de estado. Essas características têm sido notavelmente esquecidas em muitos debates, o que compromete o caráter público da educação e o importante papel que ela pode ter na construção de um país com densidade democrática e expertise científica.

Palavras-chave: escola pública, professor, espaço público.

Biografia do Autor

Fernando Seffner, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

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Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos