O hoje e o amanhã na inclusão dum adulto com deficiência intelectual num lar residencial português na região de Coimbra

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Estela Maria Nunes Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6816

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que analisa a história de uma pessoa adulta (Rosita) com deficiência intelectual, do sexo feminino, institucionalizada num lar de idosos na região portuguesa de Coimbra. O estudo assenta na análise do processo de inclusão institucional dessa cidadã deficiente, com microcefalia associada, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito gerontológico e educacional, através da implementação de um plano de intervenção, que vise desenvolver competências básicas. Construímos o percurso de vida da Rosita, realizando entrevistas semiestruturadas ao pessoal técnico do lar, ao irmão e a um utente amigo, com análise de conteúdo (categorias), para além de observações (documentais, naturais e participantes), notas de campo e triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção e estratégias de inclusão para Rosita, durante seis meses no ano de 2012, de modo a inseri-la ativamente na instituição, para se tornar uma cidadã autónoma, participativa e incluída.

Palavras-chave: inclusão institucional, dificuldade intelectual e desenvolvimental, educação especial, intervenção social, lar residencial.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Docente do ensino superior politécnico desde 1987, sendo (co)responsável de cursos de licenciatura e mestrados (educação básica, educação social escolar, educação especial). doutor em Ciências da Educação na área Teoria e H.ª da Educação e H.ª da Educação Social/Pedagogia Social. Investigador efetivo do Centro de investigação CeiEF da Universidade Lusófona de Lisboa. Membro de associações, sociedades e entidades nacionais e internacionais de ciencias da educação. tem publicado vários livros e um inúmeros de artigos em revistas nacionais e internacionais. Áreas de investigação em pedagogia social/H.ª da Educação Social, educação especial, formação de professores, interculturalidade e H.ª das Instituições de educação especial.

Estela Maria Nunes Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Licenciada em EducaçãoBásica e Mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor, sendo professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Pampilhosa (Coimbra) e faz parte da equipa de investigação na área da Educação Especial do IPCB/ESECB.

Downloads

Publicado

2015-09-04