Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão

Autores

  • Leandro Teofilo de Brito Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.7207

Resumo

Através de uma pesquisa de cunho etnográfico no cotidiano de uma escola pública, buscamos problematizar, a partir do reconhecimento das diferenças entre os sujeitos, como os processos de inclusão/exclusão se fizeram presentes em relação às variadas formas de feminilidades expressadas por alunas de turmas do ensino fundamental. A partir da análise e discussão dos dados, com base nos estudos culturais, de gênero e sobre inclusão em educação, constatamos que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades no espaço escolar, assim como a pluralidade das e nas identidades de gênero, sendo permeadas pelos processos de inclusão/exclusão de forma constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Desta forma, apontamos que a inclusão e o respeito às diferenças são um caminho eticamente viável para um mundo de mudanças, tanto no espaço escolar como na sociedade como um todo.

Palavras-chave: diferença de gênero, feminilidades, inclusão educacional.

Biografia do Autor

Leandro Teofilo de Brito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd - UERJ); Linha de pesquisas Infância, Juventude e Educação; Grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Desigualdade e Educação Escolar da Juventude (DDEEJ)

Mestre em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Colégio Pedro II

Licenciado em Educação Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora em Inclusão em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fundadora e Coordenadora do LaPEADE – Laboratório de pesquisas, estudos e apoio à participação e à diversidade em educação (www.lapeade.com.br)

Doutora em Psychology And Special Needs Education - University of London

Mestra em Psychology And Special Needs Education - University of London

Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2015-07-15