Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado

Autores

  • Marina Cyrino Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.4197

Resumo

Inserido na temática formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Prática de Ensino, o presente estudo objetivou analisar a trajetória da Prática de Ensino e ECS, as concepções que as professoras-colaboradoras (PCs) se utilizam para orientar e formar os estagiários, bem como identificar os desafios enfrentados pelas as alunas-mestras (AMs). A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos como técnicas: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Constatamos que a Prática de Ensino e o ECS foram concebidos como disciplina e atividade. As PCs viram as estagiárias como auxiliares, e não como futuras profissionais, porém apresentaram o que é necessário para se tornar um professor; as maiores dificuldades das AMs foram insegurança, gestão da sala de aula, agir perante os alunos e questionamento do processo de acompanhamento do estágio. Nas considerações, pontuamos que a escola deve ser valorizada enquanto espaço formativo, bem como a necessidade de se pensar em estratégias formativas para o PC receber e orientar o estagiário, principalmente por parte dos normativos legais.

Palavras-chave: formação de professores, Estágio Supervisionado, professores colaboradores.

Biografia do Autor

Marina Cyrino, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

Mestre em Educação. Departamento de Educação. Univ. Estadual Paulista Unesp/Rio Claro.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

Doutora em Ciências da Motricidade Humana - Univ. Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

Professor livre docente - Departamento de Educação - Univ. Estadual Paulista - Unesp/Rio Claro.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos