O trabalho colaborativo nas políticas curriculares em Portugal na transição de séculos

Autores

  • Carlinda Leite Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
  • Carmem Lúcia Lascano Pinto Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.6907

Resumo

O artigo, focado na temática do trabalho colaborativo, tem como objetivo comparar princípios veiculados por políticas públicas em dois momentos do sistema educativo português. Seguindo uma orientação qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas a quatro professoras e à diretora de uma escola de ensino básico da cidade do Porto e a dois professores de uma universidade pública. Os discursos, interpretados por análise de conteúdo, permitem concluir que, embora sejam valorizadas práticas de trabalho colaborativo, as políticas atuais e a intensificação do trabalho docente, bem como a forte pressão gerada por exames nacionais e internacionais, têm tido como consequência que grande parte dos professores se afaste de práticas colaborativas estimuladas por políticas do final do século XX e se voltem para o treinamento dos estudantes, na expectativa de resultados imediatos.

Palavras-chave: trabalho colaborativo, educação básica, intensificação do trabalho docente, formatos avaliativos, políticas públicas.

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Carlinda Leite, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), investigadora do Núcleo Escola, Currículo e Formação de Identidades (ECFI) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.

Carmem Lúcia Lascano Pinto, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Doutora em Educação

Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, Brasil.

Líder do grupo de Pesquisas FORMARE

Coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional com Habilitação para a Docência do IFSul.

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos