Reformas na educação superior: novas regulações para a reconfiguração da universidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.2488Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir a reconfiguração da educação superior, principalmente da universidade, a partir de 1980, em consonância com as transformações da globalização econômica, por compreender que a regulação das políticas educacionais articulase com o atual estágio da acumulação flexível de capital em âmbito mundial. Nesse contexto, foram analisadas as reformas na educação superior implantadas pelos governos Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), bem como sua aproximação com as orientações dos organismos transnacionais e com o Processo de Bolonha, na União Europeia. Na realização do trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da análise documental sobre o tema. Verificou-se que as mudanças em curso presentes no Estado e no mercado vêm promovendo alterações substantivas na forma de conceber a universidade e o exercício das suas finalidades nessa relação tanto em âmbito global como no local.
Palavras-chave: reformas na educação superior, regulação social, reconfiguração da universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.