Formação ética na escola: entre certezas e incertezas

Autores

  • Renato José de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.6912

Resumo

Este artigo discute, inicialmente, a busca filosófica e científica por conhecimentos verdadeiros sobre a natureza do mundo e do homem, capazes de proporcionar ao sujeito cognoscente a aquisição de certezas absolutas. A partir das críticas ao determinismo e à noção de neutralidade científica feitas no século XX, tal busca foi cedendo lugar à aquisição de conhecimentos confiáveis, porém provisórios e sujeitos a revisões. Com base na abordagem feita por Chaïm Perelman, o texto mostra que os conhecimentos confiáveis que se apóiam na opinião e na verossimilhança contribuem para questionar tanto as chamadas verdades absolutas quanto a suspensão dos juízos no campo ético, constituindo-se em referências importantes para a formação ética que se dá na escola. São examinadas, então, quatro ações pedagógicas (aprendizado do respeito mútuo, da justiça, da solidariedade e do diálogo) que desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) vêm sendo consideradas confiáveis. Algumas problematizações são conduzidas com o objetivo de fomentar a reflexão sobre as certezas e as incertezas que cercam os saberes pedagógicos relacionados à formação ética dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

Palavras-chave: formação ética, saberes pedagógicos, argumentação.

Biografia do Autor

Renato José de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação (GPEE) e pesquisador do Observatório da Laicidade do Estado (OLÉ). Suas principais áreas de atuação são Filosofia da Educação e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre ética, laicidade, argumentação e educação, análise retórica do discurso e questões epistemológicas da educação.

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Publicado

2015-03-11

Edição

Seção

Artigos