Rui Barbosa e a educação: as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.3276Resumo
Este artigo discute as ideias educacionais de Rui Barbosa (1849-1923), com ênfase no debate realizado pelo autor sobre as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica no Parecer-Projeto Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, publicado em 1883, escrito como uma análise do Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1878, de autoria do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Nesta discussão, busca-se a compreensão da posição de Rui Barbosa com relação ao uso, nas escolas primárias da capital do Império, das Lições de Coisas como método a ser utilizado pelos professores, bem como ao ensino de cultura moral e cívica, visto como disciplina importante à formação das crianças para a vida em sociedade. Para o autor, o ensino da moral era importante no programa escolar, pois proporcionaria a formação humana e social dos indivíduos, e as Lições de Coisas deveriam ser o método a ser adotado no ensino de todas as disciplinas escolares.
Palavras-chave: história da educação, Rui Barbosa e a educação, método intuitivo e cultura moral e cívica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.