Rui Barbosa e a educação: as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica

Autores

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiane Silva Melo Universidade Estadual de Maringá
  • Najla Mehanna Mormul Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.3276

Resumo

Este artigo discute as ideias educacionais de Rui Barbosa (1849-1923), com ênfase no debate realizado pelo autor sobre as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica no Parecer-Projeto Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, publicado em 1883, escrito como uma análise do Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1878, de autoria do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Nesta discussão, busca-se a compreensão da posição de Rui Barbosa com relação ao uso, nas escolas primárias da capital do Império, das Lições de Coisas como método a ser utilizado pelos professores, bem como ao ensino de cultura moral e cívica, visto como disciplina importante à formação das crianças para a vida em sociedade. Para o autor, o ensino da moral era importante no programa escolar, pois proporcionaria a formação humana e social dos indivíduos, e as Lições de Coisas deveriam ser o método a ser adotado no ensino de todas as disciplinas escolares.

Palavras-chave: história da educação, Rui Barbosa e a educação, método intuitivo e cultura moral e cívica.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Fundamentos da Educação pela UEM e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da UEM. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares e é membro do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). É bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

Cristiane Silva Melo, Universidade Estadual de Maringá

Cristiane Silva Melo possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades Maringá, Especialização em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É aluna do Doutorado em Educação da UEM. Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa - CNPq.

Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Najla Mehanna Mornul possui Graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Especialização em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela mesma Instituição. Mestrado em Educação com ênfase na área de ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em andamento em Geografia pela UEM, vinculada a linha de pesquisa Organização do Espaço Habitado.  Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação e Instituições Escolares - UEM e Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia - UNIOESTE (GPEG).

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Publicado

2014-09-19