A formação continuada de professores e a prática da sala de aula

Autores

  • Aline Tamires Kroetz Ayres Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Andrea Cristiane Maraschin Bruscato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Elizabeth Diefenthaeler Krahe Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.4010

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professoresno atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógicade professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estadodo Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard(2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entreoutros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa comamostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. Asquestões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formaçãoe de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisadosà luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada deProfessores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de quemudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção doconhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.

Palavras-chave: formação continuada de docentes, prática pedagógica, escolas públicas.

Biografia do Autor

Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010) , possui Especialização em Gestão Educacional pela mesma instituição (2012). Atualmente técnica-administrativa em educação no cargo de Pedagoga da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, vinculada a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia universitária, formação de professores e estágio curricular.

Andrea Cristiane Maraschin Bruscato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Graduou-se em PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL (1995) e PEDAGOGIA MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO II GRAU (1997) pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em GESTÃO DA EDUCAÇÃO, FACED/PÓS/UFRGS (2001). Mestre em EDUCAÇÃO - FACED/PÓS/UFRGS (2008) na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. É Professora no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter. Há onze anos dirige e coordena a Escola Interagir/POA.

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Possui graduação em Ciências Plena Habilitação Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Assistente IV da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Bagé. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como tutora à distância do curso de Formação Continuada em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis. Tem experiência na área da Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Novas Tecnologias. Tem como interesse de pesquisa: Projetos de Aprendizagem, Tecnologias da Informação e Comunicação e Formação de Professores.

Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES) e da Latinamerican Studies Association (LASA).Orientadora no PPG Educação UFRGS. Orientadora IC CNPq.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e formação docente, pedagogia universitária e inovação universitária.

Downloads

Publicado

2014-09-19