A formação continuada de professores e a prática da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.4010Resumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professoresno atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógicade professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estadodo Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard(2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entreoutros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa comamostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. Asquestões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formaçãoe de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisadosà luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário “Formação Inicial e Continuada deProfessores: Currículos e Práticas”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de quemudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção doconhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.
Palavras-chave: formação continuada de docentes, prática pedagógica, escolas públicas.
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