Educação e ditaduras: a memória traumática nos filmes Machuca e La lengua de las mariposas

Autores

  • Ana Karine Braggio Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alexandre Felipe Fiuza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Magalhães Debiazi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3173

Resumo

Neste trabalho, visamos contribuir na reflexão sobre o período antecedente à Guerra Civil Espanhola e ao golpe no Chile, buscando verificar através da cinematografia como os debates no interior das sociedades tomadas por golpes anteviam a construção da cisão social, na medida em que os debates políticos, ideológicos e econômicos se acirravam entre a população. É recorrente que momentos históricos violentos para a memória coletiva, como as ditaduras, venham a cair no esquecimento logo após sua ocorrência. A cinematografia é um dos mais eficazes meios de transmissão de informações que auxilia na retomada da reflexão do discurso cultural, teórico e histórico sobre o período traumático. Para tanto, realizamos uma análise comparativa dos filmes La lengua de las mariposas, de José Luis Cuerda, e Machuca, de Andrés Wood, atentando para questões relativas à educação e ao autoritarismo. Ao trabalhar com o cinema, estamos buscando enriquecer a consciência histórica, pois os filmes aqui analisados, apesar de ficcionais, colaboram na reflexão sobre a história política que antecede as ditaduras do Chile e da Espanha, deixando vestígios da memória coletiva que se edifica a partir dos destroços produzidos pelos respectivos golpes civil-militares, aqui, no caso em particular, no cenário escolar.

Palavras-chave: educação escolar, memória coletiva, cinema, La lengua de las mariposas, Machuca.

Biografia do Autor

Ana Karine Braggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga e aluna do Mestrado em Educação da Unioeste. Bolsista CAPES.

Alexandre Felipe Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação. Licenciado em História pela UFPB, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutor em História pela UNESP/ Assis e Pós-doutor em História Contemporânea pela Universidade Autônoma de Madri/ Espanha. Atualmente Coordenador do Mestrado em Educação da UNIOESTE/ Campus de Cascavel. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/ Paraná

Marcia Magalhães Debiazi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagoga e aluna do Mestrado em Educação da Unioeste. Bolsista CAPES.

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Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos