Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento-chave para uma educação de êxito para todos

Autores

  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Rodrigues Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.2480

Resumo

O tema geral do presente artigo é a questão da participação educativa de familiares e da comunidade como elemento-chave em prol do êxito educativo para todas as pessoas na atual sociedade do conhecimento e da informação, por meio da proposta de Comunidades de Aprendizagem (CA). Trata-se de contribuições advindas de pesquisa realizada em escolas que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem em diferentes contextos de atuação: Brasil e Espanha. Pautada no conceito de aprendizagem dialógica, que tem por base central as teorias de Habermas e Freire, bem como na metodologia comunicativo-crítica, a pesquisa teve nas entrevistas e grupos de discussões seus principais instrumentos de coleta. A análise dos dados contou com o envolvimento de grupos assessores de professoras, crianças, voluntários/ as, gestoras e familiares. Os resultados alcançados revelaram a existência de relações mais respeitosas e dialógicas e melhorias nas aprendizagens de todos. As dificuldades se resumem na busca por manter vivo o diálogo igualitário conquistado entre os diferentes agentes.

Palavras-chave: Comunidades de Aprendizagem, participação, aprendizagem dialógica.

Biografia do Autor

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos

É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e atual coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de São Carlos. Atua na Pós-Graduação em Educação, nas licenciaturas e no curso de Pedagogia presencial e a distância. Pedagoga, e administradora de empresas, é mestre e doutora em Educação. Realizou estágio doutoral no Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona. Coordena o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dedica-se à pesquisa sobre comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, educação a distância e práticas de ensino e aprendizagem.

Roseli Rodrigues Mello, Universidade Federal de São Carlos

É professora do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, desde 1992. Ocupa atualmente o cargo de professora associada nível 3, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia, na Didática Geral das outras Licenciaturas, e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado e doutorado). Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Coordena, também, o Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (Edital MEC/FINEP- 2009-2011). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: correntes pedagógicas, aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, educação de adultos, democratização do conhecimento escolar e tertúlia literária dialógica. . Compôs o Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação em Educação da Capes, no triênio 2007-2009. Sua formação em Pedagogia (1987), no mestrado (1991) e no doutorado em Educação (1998) foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu pós-doutorado em Sociologia e Educação junto ao Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona (2001-2002), o qual integra como pesquisadora

Downloads

Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos