Ações socioeducativas: da cultura do trabalho ao trabalho da cultura

Autores

  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale
  • Eliana Perez Gonçalves de Moura Universidade Feevale
  • Magali Mendes de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3040

Resumo

Este ensaio resgata as origens, os fundamentos e os percursos de projetos socioeducativos em uma cidade do Vale do Sinos/RS; para tanto, revisita práticas sociais de atenção a crianças e jovens das classes populares, tendo a questão do trabalho e da cultura como fios condutores da análise. Pela revisão histórica, busca-se demonstrar como o discurso da “prevenção à marginalidade” marcou projetos de assistência social, ao mesmo tempo em que, na tentativa de superar este paradigma, veem-se perpetuar experiências que mantêm o propósito de governar crianças e jovens, na perspectiva foucaultiana. Observou-se que a formação para/pelo trabalho ganhou, nos dias de hoje, um novo aliado: a ocupação do tempo livre através da cultura, vista aqui como vivências de práticas que nos conduzem ao novo exercício de governamentalidade. Esta emerge como um recurso importante para pensarmos processos de inclusão em tempos de altos indicadores de desemprego entre jovens.

Palavras-chave: políticas públicas, socioeducativos, trabalho, cultura.

Biografia do Autor

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Professora do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade da Universidade Feevale.

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale

Professora da Universidade Feevale.

Magali Mendes de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos