A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Edileusa Lima
  • Lucília Machado

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.2801

Resumo

Com base na discussão sobre especificidades da evasão discente no ensino superior e fatores desse fenômeno no contexto brasileiro, este artigo centra-se na sua manifestação em cursos de licenciatura, cuja expressividade merece atenção especial e urgente. Analisa números e particularidades do fenômeno nas licenciaturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobretudo entre 2010 e 2011. Resulta de investigação qualiquantitativa realizada por meio de análises de documentos, bibliográfica e aplicação de questionário a coordenadores de cursos de licenciatura. Conclui que o enfrentamento político, administrativo e pedagógico desse problema requer gestão social baseada em intervenções globais, intersetoriais e integradas, referenciada no conhecimento dos seus diversos fatores e manifestações, no debate pela comunidade acadêmica, em esforços para atrair candidatos aos cursos, mas, sobretudo, para fomentar a identidade profissional docente, manter os alunos no percurso universitário e na profissão para a qual se destinam.

Palavras-chave: evasão, UFMG, licenciaturas, Reuni.

Biografia do Autor

Edileusa Lima

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA), Especialista em Revisão de Textos (PUC - Minas), Graduada em Letras (UFMG) e Secretária Executiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Lucília Machado

Coordenadora do Programa em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Professora Titular aposentada da UFMG. Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho, Doutora e Mestre em Educação, Graduada em Ciências Sociais

Downloads

Publicado

2014-08-11

Edição

Seção

Artigos