Políticas públicas para a educação a distância: democratização do ensino superior?

Autores

  • Vanderson de Sousa Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3411

Resumo

O presente artigo visa discutir as políticas públicas referentes à modalidade de educação a distância, no que se refere às relações do processo econômico e político. Partindo da constatação de que toda política pública é fruto de uma visão do real, do mundo, pretende-se neste estudo balizar as relações de capitalização do ensino num modelo neoliberal. Constatamos que o modelo de implementação da modalidade de EaD sustentado pelo discurso de “democratização” da educação superior na realidade revela o subjacente processo de mercantilização e privatização da educação no Brasil nos últimos governos: FHC e Lula. No presente trabalho assumiremos a teoria marxista como referencial teórico que norteará nosso estudo.

Palavras-chave: educação a distância, neoliberalismo, mercantilização.

Biografia do Autor

Vanderson de Sousa Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, a pesquisa gravita em torno da Educação a Distância, com o título: "Educação sem distância: o papel pedagógico do tutor presencial no Consórcio Cederj", tendo como orientadora a Profª. Drª. Eliane Medeiros Borges. Participa do grupo de pesquisa: "A produção de material didático em Educação a Distância", projeto financiado pela FAPEMIG. Mestrando em Teologia Sistemático-Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ, desenvolvendo pesquisa na linha: Teologia Litúrgica, estudando a Teologia anamnética em duas Orações Eucarísticas: uma do século III de Hipólito de Roma, na obra "Traditio Apostolica" e na Oração Eucarística II da reforma de Paulo VI no Vaticano II. Possui graduação em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES/JF-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG (2010); bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI (2006) e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Graduando-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e em Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos