A ideologia como categoria analítica da História da Educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira

Autores

  • Rodrigo Augusto de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2074

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira. Procura-se identificar as contribuições de Carlos Roberto Jamil Cury, autor da referida obra, para o campo da História da Educação. A trajetória intelectual do autor e sua formação também são tratadas neste estudo. Busca-se realizar uma análise da obra, que será compreendida como uma representação do período em que foi escrita, bem como de sua filiação com a pesquisa em História da Educação produzida na PUC-SP no final da década de 1970. Por meio de pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura sobre o tema, a noção de ideologia é compreendida como categoria analítica para a História da Educação. A obra em questão inaugurou um modo de interpretação da História da Educação com base nas ideologias que permeiam a educação brasileira. Tornou-se uma referência para os pesquisadores e estudiosos do campo e representa uma interpretação “consagrada” sobre a História da Educação. A noção de ideologia utilizada pelo autor é questionada. Argumenta-se que o embate entre “católicos” e “liberais”, defendido na obra, escondeu outros agentes envolvidos com a educação e que a interpretação defendida pelo autor mostra-se insuficiente para a atual pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave: História da Educação, educação brasileira, ideologia.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela UFPR e Mestre em Educação pela PUCPR.

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Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos