A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA)

Autores

  • Bruno de Oliveira Lins Licenciado em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Dalva Ferreira dos Santos Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Renato Silva Araújo Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).
  • João Manoel da Silva Malheiro Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2620

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar as razões que levaram os professores de biologia de uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) a utilizar (ou não) a experimentação durante suas aulas. As experimentações realizadas estão restritas aos manuais didáticos (Lopes, 1994) e têm como finalidade a validação de teorias, demonstrando a forma como os problemas são avaliados e não dando importância aos mesmos enquanto possibilidade de contribuir para a aprendizagem dos alunos (Campanário e Moya, 1999). Utilizamos para análise o método descritivo, interpretativo e analítico dos conhecimentos pesquisados no campo da constituição das informações. Objetivando validar os resultados, utilizamos também abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas com professores de biologia. Apesar dos docentes afirmarem que as aulas experimentais contribuem significativamente nos processos de ensino e aprendizagem, pouco tem sido feito para efetivar esta prática. Podemos inferir que os professores devem buscar maneiras concretas e inovadoras que venham a proporcionar um ensino e uma aprendizagem de ciências mais condizentes com as reais necessidades sócio, cultural e científica dos alunos; e, a partir dos discursos aqui analisados, acreditamos que um dos caminhos que podem engendrar essa mudança é a prática experimental problematizadora, seja em um laboratório ou em sala de aula.

Palavras-chave: ensino de biologia, ensino e aprendizagem, experimentação problematizadora.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Lins, Licenciado em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciado em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Dalva Ferreira dos Santos, Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Renato Silva Araújo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).

Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará, Rodovia Augusto Montenegro Km 10, S/N, CEP: 66.820-000, Icoaraci, Belém, Pará, Brasil.

João Manoel da Silva Malheiro, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal (UFPA).

Professor do programa de pós-graduação em educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. Professor da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal da UFPA.

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Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos