A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.2620Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar as razões que levaram os professores de biologia de uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) a utilizar (ou não) a experimentação durante suas aulas. As experimentações realizadas estão restritas aos manuais didáticos (Lopes, 1994) e têm como finalidade a validação de teorias, demonstrando a forma como os problemas são avaliados e não dando importância aos mesmos enquanto possibilidade de contribuir para a aprendizagem dos alunos (Campanário e Moya, 1999). Utilizamos para análise o método descritivo, interpretativo e analítico dos conhecimentos pesquisados no campo da constituição das informações. Objetivando validar os resultados, utilizamos também abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas com professores de biologia. Apesar dos docentes afirmarem que as aulas experimentais contribuem significativamente nos processos de ensino e aprendizagem, pouco tem sido feito para efetivar esta prática. Podemos inferir que os professores devem buscar maneiras concretas e inovadoras que venham a proporcionar um ensino e uma aprendizagem de ciências mais condizentes com as reais necessidades sócio, cultural e científica dos alunos; e, a partir dos discursos aqui analisados, acreditamos que um dos caminhos que podem engendrar essa mudança é a prática experimental problematizadora, seja em um laboratório ou em sala de aula.Palavras-chave: ensino de biologia, ensino e aprendizagem, experimentação problematizadora.
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2013-12-02
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Artigos
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