A Educação Especial nos cursos de Pedagogia: considerações sobre a formação de professores

Autores

  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.1752

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico consiste em discutir qual foi, qual é e qual poderia ser o espaço reservado à Educação Especial nos cursos de formação de professores, em particular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, tendo como referencial teórico autores cujos estudos focam o curso de Pedagogia e a temática Formação de Professores, especialmente no contexto da inclusão escolar, tendo como foco principal o Estado de São Paulo. Da mesma forma, foram utilizadas para discussão algumas das políticas e diretrizes públicas que têm fundamentado a formação de professores. Ao longo da discussão, foi ressaltado o espaço reservado à Educação Especial na formação docente antes e depois da promulgação da Resolução CNE/CP N° 1/2006 e, ao final, discutida a importância dos conhecimentos sobre Educação Especial nos cursos de formação de professores, apresentando o espaço que esses conhecimentos poderiam ter no momento de sua formação inicial. O ensaio conclui que, apesar do avanço das discussões dessa área do conhecimento, a Educação Especial pode, ainda, conquistar mais espaço no currículo desses cursos, não necessariamente por meio de um aumento do número de disciplinas específicas, mas por meio de conteúdos ou tópicos relacionados ao assunto em outras disciplinas da matriz curricular.

Palavras-chave: formação de professores, educação inclusiva, curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutoranda em Educação pela mesma Universidade e Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2013-08-23