A literatura africana como pedagogia libertadora na prática do ensino de História

Autores

  • Júlio César Virginio Costa Colégio Loyola; Laboratória de Estudos e Pesquisas no Ensino de História da FaE/UFMG/CP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.2597

Resumo

Este artigo busca analisar as potencialidades do estudo da História na Educação Básica, via literatura, em especial a de matriz africana de língua portuguesa, por meio de poemas de Jofre Rocha sobre lutas de libertação de Angola, que possam efetivar possibilidades de leituras e reflexões sobre a África e o Brasil, na implementação da Lei 10.639/2003. Para concretizar essa proposição, utilizam-se como aportes teóricos as concepções de História Cultural e de Literatura Empenhada – que, segundo Antônio Cândido, é uma abordagem da literatura que parte de posições éticas e políticas – e, também o referencial freireano de leitura de mundo e de pedagogia libertadora. O método adotado foi o da análise comparativa dos poemas, buscando interconectar os elementos que formulam a narrativa poética com as lutas de libertação de Angola. Argumenta-se que esses elementos também podem ser pontos de despertamento de uma curiosidade – que não é ingênua – sobre o continente africano e nossa ligação com o mesmo. O texto finaliza com a discussão sobre o quanto é possível identificar e vislumbrar que a literatura descortina uma gama de alternativas, juntamente com a História, para outra leitura do mundo e como a literatura poética de resistência poderá proporcionar também o trabalho com outros documentos, como, por exemplo, os ditos oficiais.

Palavras-chave: história, ensino de história, literatura africana, literatura empenhada.

Biografia do Autor

Júlio César Virginio Costa, Colégio Loyola; Laboratória de Estudos e Pesquisas no Ensino de História da FaE/UFMG/CP.

Professor de História da educação básica, com passagem pelo ensino superior ( 6 meses além de um semestre como monitor do Porgrama de Pós-graduação em Educação da UFMG). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Geras; Mestre em Educação pela UFMG, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em História do Brasil Contemporâeo. Parecerista da Revista Eletrônica Interlocução http://interlocucao.loyola.g12.br/

Membro do Labeph ( Laboratório de estudos e pesquisa no ensino de Históira da Fae;/CP/UFMG e do Grupo de Pesquisa Prodoc - formação e condição docente/FAE/UFMG.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Edição

Seção

Artigos