Novas tecnologias exigem a renovação da educação

Autores

  • Christina Schachtner Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.1629

Resumo

A crescente importância da informação e do conhecimento no mundo dos negócios significa que espaços eletrônicos baseados em computador tornar-se-ão espaços centrais na acumulação global de capital e no manejo deste capital. Esses espaços eletrônicos também são espaços onde o conhecimento pode ser criado e acumulado coletivamente, estando os recursos gratuitamente acessíveis. Eles geram um novo contexto de experiência e proveem novos esquemas para perceber o mundo e a nós mesmos. Essas possibilidades mudam as condições para a constituição da subjetividade e para a formação do nosso ser social. A interconexão do desenvolvimento técnico e social afeta a relação básica entre o sujeito e o mundo. E aqui a educação tem a responsabilidade de envolver-se. Com que tipos de sujeitos a educação precisa lidar hoje e que tarefas ela precisa enfrentar com relação a este sujeito? Para encontrar respostas a essas perguntas é preciso olhar para o que significa crescer e viver num mundo digital, usar novas tecnologias, influenciar as mesmas e ser influenciado por elas.

Palavras-chave: novas tecnologias, espaços de aprendizagem, Educação.

Biografia do Autor

Christina Schachtner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Atualmente é graduando de Licenciatura em Pedagogia e bolsista de iniciação científica do PPG de educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Participa do grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, escola, políticas públicas, movimentos sociais.

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos