Subjetividade e formação na perspectiva adorniana

Autores

  • Luciane Neuvald UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.1366

Resumo

Este ensaio objetiva discutir os conceitos de subjetividade e formação na perspectiva adorniana, a qual, além de estabelecer uma relação de correspondência entre esses dois conceitos, entende que sua realização é comprometida pela indústria cultural que, em seus lugares, promove a heteronomia, a identificação e a conciliação entre a realidade e o conceito. Esses aspectos encontram respaldo nas novas tecnologias na medida em que elas contribuem para acentuar o formalismo e para promover experiências substitutivas. Com base nesse pressuposto, pretende-se, também, refletir sobre os impactos das novas tecnologias na subjetividade e na formação e sobre algumas formas de resistir à danificação de ambas. Trata-se de uma pesquisa teórica, fundamentada na literatura escrita por Theodor W. Adorno e pelos seguidores de suas ideias. A partir desses referenciais, as possibilidades de resistência à reificação do sujeito e da formação podem ser encontradas na arte e na experiência estética, uma vez que elas congregam razão e sensibilidade, conteúdo e forma, e permitem a experiência da não-identidade e do deslocamento.

Palavras-chave: Adorno, subjetividade, formação, estética.

Biografia do Autor

Luciane Neuvald, UNICENTRO

Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Guarapuava/PR. Área de atuação: Didática. Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara).

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos