Categorias multiculturais na pesquisa sobre formação docente: reflexões a partir da classe social, raça/etnia e gênero e sexualidade

Autores

  • Andre Mariano Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.2017

Resumo

O presente trabalho discute como o multiculturalismo tem sido compreendido nas pesquisas sobre formação docente. Efetua um recorte temporal entre os anos de 2000 e 2006 e estabelece, como fonte de dados, os artigos publicados nos periódicos melhor avaliados, nos trabalhos apresentados na ANPEd e nos ENDIPEs. Tendo em vista essas três fontes, foram encontrados 13 artigos, 17 trabalhos na ANPEd e 27 no ENDIPE. A partir da leitura e análise das características e dos resultados encontrados nos estudos selecionados, é possível afirmar que o estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de trabalhos sobre a temática; as categorias de classe social, raça/etnia e gênero e sexualidade, quando analisadas a partir de conceitos tais como diferença e identidade, tendem a assumir um caráter binário e essencializante. Finaliza apontando que as categorias discutidas ainda se encontram sob a égide de uma lógica binária e maniqueísta e o tom encontrado nos resultados dos estudos selecionados é o da denúncia, ou seja, aquilo que a formação não faz ou faz equivocadamente; a perspectiva multicultural ainda tem uma presença frágil na formação docente, havendo categorias completamente silenciadas, como, por exemplo, a religião.

Palavras-chave: formação docente, multiculturalismo, levantamento.

Biografia do Autor

Andre Mariano, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), concursado na área de Fundamentos da Educação. É pesquisador cadastrado junto à Rede Latinoamericana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, formação de professores, trabalho docente, currículo, escola e cultura e multiculturalismo.

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Publicado

2012-09-11