A pobreza na formação docente: a situação de pobreza na formação das futuras professoras

Autores

  • Samuel Gabriel Assis Grupo de Pesquisa TEDis - Serviço Social - UNB
  • Silvia Cristina Yannoulas Grupo de Pesquisa TEDis - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.163.801

Resumo

O artigo discute o tratamento outorgado à situação de pobreza na formação das futuras professoras. Buscou-se compreender, através de um estudo de caso, os elementos de reflexão e de prática que recebem as futuras professoras da rede pública do ensino fundamental durante sua formação universitária, para posteriormente enfrentar essa marcante característica da realidade social brasileira ao interior da instituição escolar. A hipótese formulada foi que a pobreza é abordada apenas superficialmente, e que elas sentem necessidade de inclusão da temática dentro de sua formação, visando lidar com a realidade escolar dessa parcela da sociedade que não tem suas necessidades básicas atendidas. Foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: a análise documental das diretrizes curriculares e ementas atualmente vigentes para a formação das professoras dos primeiros anos do ensino fundamental, a aplicação de questionários fechados junto a 26 estudantes do último ano do curso de Pedagogia e junto a 25 estudantes da licenciatura, e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a sete professoras em exercício em escolas de ensino fundamental. Constatou-se que: 1. a situação de pobreza não é tratada diretamente no curso de Pedagogia, e 2. as alunas do curso pensam que esse assunto deveria ser acrescentado em sua formação.

Palavras-chave: ensino fundamental, formação de professoras, pobreza.

Biografia do Autor

Samuel Gabriel Assis, Grupo de Pesquisa TEDis - Serviço Social - UNB

Graduado em Serviço Social pela Universidade de Brasília. Participa do Grupo de Pesquisa TEDis - Trabalho, Educação e Discriminação. Integra a equipe do Projeto Política Educacional e Pobreza, financiado pelo Programa Observatório da Educação (Capes/MEC).

Silvia Cristina Yannoulas, Grupo de Pesquisa TEDis - Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires, Mestre em Ciências Sociais pela Flacso Argentina, e Doutora em Sociologia pelo Programa Conjunto Flacso - Universidade de Brasília. Lidera o Grupo de Pesquisa TEDis - Trabalho, Educação e Discriminação. Coordena a equipe do Projeto Política Educacional e Pobreza, financiado pelo Programa Observatório da Educação (Capes/MEC).

Downloads

Publicado

2012-08-22