Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do Ensino Médio

Autores

  • Daniel Abud Seabra Matos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Alexandre Frank Silva Kaitel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danusa Munford Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1364

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que abordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas. 

Palavras-chave: relações de poder, sala de aula, análise crítica do discurso. 

Biografia do Autor

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduiche na University of Florida. Hoje é professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Áreas de interesse: métodos quantitativos e qualitativos aplicados à avaliação educacional; Elaboração de instrumentos de avaliação psicológicos e educacionais; Aspectos psicológicos da avaliação educacional: concepções de avaliação de alunos e professores; Avaliação de sala de aula.

Alexandre Frank Silva Kaitel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Danusa Munford, Universidade Federal de Minas Gerais

 

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos