Desafios para a educação em contexto bilíngue (alemão/português) de língua minoritária
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.750Resumo
Neste texto, pretende-se apresentar e discutir o cenário sociolinguisticamente complexo do Vale do Itajaí, SC, antiga zona de imigração alemã, e os desafios que se impõem para a educação considerando a pluralidade linguística e cultural da região. Os recortes dos dados aqui analisados foram gerados em um estudo de cunho etnográfico interpretativista (Erickson, 1984) mais abrangente, realizado em uma escola rural de Ensino Fundamental. Com apoio teórico vindo prioritariamente do campo de estudos do bilinguismo como fenômeno social, o objetivo do trabalho é (a) descrever e analisar o cenário sociolinguístico da pesquisa, caracterizado como complexo em função da coexistência de línguas hegemônicas e variedades locais, em geral estigmatizadas; (b) problematizar o uso das línguas no ambiente escolar e como são tratadas pelos atores sociais que interagem nesse espaço. Os registros da pesquisa sinalizam para o importante papel da língua de herança como símbolo da identidade étnico-linguística do grupo em estudo. Apontam ainda que as tensões e os conflitos linguísticos presentes na sociedade atingem a escola e os sujeitos que convivem nesse contexto. Os resultados também apontam para as implicações do bilinguismo social na formação de professores. Espera-se dar visibilidade ao grupo estudado, a fim de contribuir para o reconhecimento do direito das crianças bilíngues ao ensino formal da língua e da cultura do seu grupo étnico, como apregoa a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996).
Palavras-chave: bilinguismo social, línguas minoritárias, escolarização.
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